Search from various Tiếng Anh teachers...
Álvaro Oliveira
APÓSTOFRO

<font color="#cc3300">Apóstrofo</font>

Há três situações de uso do apóstrofo ( ' ) a considerar, conforme veremos na sequência.

Para analisar a primeira situação, vejamos os exemplos:

Olho-d'água.

Pau-d'arco.

Os usos dicionarizados do apóstrofo são restritos a alguns casos em que a preposição de se aglutina com a palavra seguinte, resultando em elipse de fonema. São casos em que a pronúncia elíptica se tornou predominante. O apóstrofo explicita a elipse do fonema /ê/. Por outro lado, observe que embora possamos invocar uma hipotética supressão de fonemas nos exemplos a seguir, as representações com apóstrofo são inaceitáveis:

* Lembro d'aquele rapaz.

* Agiu d'um jeito estranho.

Nesses casos, somente a consulta ao dicionário nos dirá quando se usa o apóstrofo e quando não.

No segundo caso de uso, o apóstrofo indica a elipse de um ou mais fonemas quando se quer representar pronúncias não previstas pela variante culta. Com o apóstrofo, se registra pronúncias elípticas coloquiais como nos exemplos seguintes:

Vam' nessa.

'Tá tudo bem.

O apóstrofo já foi bastante empregado pelos poetas no passado para representar pronúncias elípticas, visando uma adequação da métrica do poema.

'Stamos em pleno mar... <font size="1" face="Verdana">(Castro Alves - O Navio Negreiro)</font>

Esse segundo uso do apóstrofo é peculiar, pois envolve uma transgressão consciente da ortografia oficial. Recomenda-se critério no seu emprego, ficando reservado aos redatores experientes.

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa prescreve um terceiro uso do apóstrofo. É a separação em duas partes de uma palavra aglutinada quando uma das partes pertence a uma locução continuada na seqüência, como nos exemplos a seguir:

Li n'O Globo.

Está escrito n'Os Sertões.

Encenação d'A Moratória.

25 Thg 07 2009 22:49

Đừng bỏ lỡ cơ hội học ngoại ngữ ngay tại nhà. Hãy xem danh sách các gia sư ngôn ngữ giàu kinh nghiệm của chúng tôi và đăng ký buổi học đầu tiên ngay hôm nay!