Cláudio Henrique
Regras e etimologia da palavra "Grajáú" ou "Grajaú".

Boa tarde, pessoal!

 

Vi em um livro a grafia "Grajáú", e pelo visto está grafado corretamente, devido a regra do hiáto tônico. Mas em achei estranho os dois acentos gráficos seguidos. Em uma breve pesquisa no Google, encontrei algumas fontes confiáveis, como o jornal O Globo, que também grafaram "Grajáú". Mas outra fonte relativamente confiável como o Wikipédia, transcreveu a palavra como "Grajaú", e até mesmo o G1 também seguiu esta.

 

Até onde percebi, trata-se de um substantivo que denomina um distrito do município de São Paulo, um bairro do Rio de Janeiro e também um nome de um município do Maranhão.

 

Se puderem esclarecer isso, e se possível, com fundamento.

5 Thg 02 2015 19:02
Bình luận · 6

Aham... kk

 

17 tháng 2 năm 2015

É mineiro tbm? Haha

17 tháng 2 năm 2015

Rilker, há essa explicação, eu até pensei assim. Mas depois eu fiquei com mais dúvida,  quando vi explicação do Evanildo Bechara (o cabeça da língua portuguesa) falar sobre a hierarquia das regras de acentuação, em que as oxítonas antecede e prevalece em relação à do hiáto.

 

"Trem" polêmico! rsrsrs

16 tháng 2 năm 2015

Cláudio, nunca vi uma palavra do português com dois acentos. Só palavras indígenas ou coisas do tipo.

 

Achei esse artigo, tá um pouco confuso mas dá para entender:

 

http://www.portugues.com.br/gramatica/acentuacao-ou-nao-letra-u.html

16 tháng 2 năm 2015

Eu também pensei nesta hipótese de se escrever "Grajaú". O problema é que não se acentua oxítonas terminadas em "u". Em relação à regra de dois acentos na mesma palavras, eu desconheço. Mas confesso que seria propriedade estranha.

16 tháng 2 năm 2015
Hiển thị thêm